domingo, 7 de fevereiro de 2016

Helicóptero Acauã realiza resgates em Alhandra e Lucena


aeronave Acauã, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), realizou nessa sexta-feira (5) dois resgates aero médicos com pacientes das cidades de Alhandra e Lucena. Um homem de 37 anos e uma idosa de 75 anos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O helicóptero modelo Esquilo B está sendo empregado durante as festividades de carnaval no Estado, para atender ocorrências de grande porte, que envolvem policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.

De acordo com o coronel João Erivaldo Pontes, comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Paraíba, na ocorrência envolvendo a senhora, o Acauã foi responsável pelo deslocamento da paciente do Litoral Sul do Estado para a unidade hospitalar da Capital. No outro atendimento, a aeronave realizou o deslocamento do homem, vítima de acidente automobilístico na PB-025. “Além de estarmos à disposição das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros nesse período, ainda temos uma parceria com o Samu. A idosa apresentava um quadro clínico de possível AVC e foi levada para o Hospital de Trauma em 18 minutos, com sucesso. Já o outro paciente tinha provável politraumatismo e em 20 minutos estava no hospital”, explicou o comandante.

Ainda de acordo com o coronel, durante o carnaval o helicóptero está à disposição das Forças de Segurança, no enfrentamento à violência por meio de atividades de prevenção e repressão. “Nosso equipamento tem uma autonomia de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora. Quanto ao espaço, a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além da possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportadas, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico”, finalizou.


0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial